Segura sua Mão na Minha - Documentário

Fazer um documentário é muito sobre mergulhar em um mundo que às vezes já é o nosso e outras vezes mergulhar no mundo das outras pessoas. Tem muita gente que não gosta de documentários e tudo bem. Mas para quem está por trás das câmeras, às vezes com os braços doendo de sustentar o peso do equipamento, ou constrangido de ter de explicar para todo mundo o que você está fazendo cinco mil vezes, ver um documentário é imaginar como aquela pessoa vê aquele mundo que ele insiste em filmar. É imaginar que alguém está fazendo as imagens. Gera uma reflexão de que aquilo é real, que aquelas imagens aconteceram de verdade, que aquilo é uma janela para uma realidade muito diferente da nossa... Diferentemente da ficção, em que as imagens são criadas mas agimos como se fosse tudo real. Um documentário tem aquele quê de "caraca, isso aconteceu/acontece mesmo!", um quê de realidade que faz a gente entender porque "tem muita gente que não gosta de documentários".

Publicamos um documentário que representa toda a minha imersão no processo teatral da No Ato Produções, que me cativou e acabou que hoje tornei aluno da escola. Antes eu era um espectador, às vezes metendo a câmera onde eu não era chamado, e hoje, eu sou o aluno com quem conversei em Novembro. E quanto mais eu vou me envolvendo, mais esse documentário vai fazendo sentido.

Segura sua Mão na Minha é um documentário sobre a No Ato Produções, uma escola de teatro que promove uma oficina de teatro amador. Eu acompanhei os ensaios por alguns meses e todo o processo de montagem do espetáculo final. Obrigado Lucelia Freire por comprar a ideia de um louco empolgado desajeitado que esquece coisas de vez em quando e é um pouco enrolado e um agradecimento especial ao Lucas Souza, por ter me apresentado à No Ato (que me abraçou logo no primeiro dia!) 

Assistam um pouquinho sobre o que é fazer teatro!



Comentários