Imagens Contemporâneas: Abordagens acerca da análise da imagem por Elis Crokidakis Castro.
Imagens Contemporâneas:
Abordagens acerca da análise da imagem
De Elis Crokidakis Castro.
Elis Crokidakis Castro é uma pesquisadora brasileira das áreas de Letras e Comunicação. Graduada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestrada e Pós-Doutorada na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora de Literatura, Cinema e Direito na Universidade Estácio de Sá e na UNIABEU, ambas no Rio de Janeiro. O Congresso Nacional de Linguística e Filologia (CNLF) é iniciativa do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL) e do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Promove o intercâmbio nacional e internacional de estudos e pesquisadores das ciências da linguagem. Atualmente, o CNLF está em sua XIX edição. E o artigo objeto de análise deste trabalho foi apresentado em sua XIII edição, em 2009.
A autora questiona, logo no início do artigo, o que são as imagens, afinal, estamos cercados por elas e somos bombardeados por informações que tentam nos acertar e entrar em nossa cabeça de alguma forma. Mais difícil ainda é analisar essas imagens, considerando o tanto que elas podem ser diversas: midiáticas, inconscientes, de quadros, de satélites, fotografias, pinturas, gravuras e, como diz a autora, "todos os meios de expressão visual" que coexistem (CROKIDAKIS CASTRO, 2009, p. 671), não considerando apenas as imagens de cunho artísticos, como também as sugeridas pelas psicologia e as utilizadas na medicina.
Dessa forma, a autora busca em seu texto, apresentar formas de análise que podem ser levadas em consideração quando ao se iniciar a análise de uma ou um grupo de imagens, sempre reforçando que é necessário saber antes de analisar quais das seguintes técnicas serão utilizadas e quais são os objetivos a serem alcançados.
Crokidakis Castro expõe a Semiótica como porta de entrada para as análises, uma vez que ela busca os sentidos da imagem, considerando-as carregadas de signos que podem ser interpretados, considerando o contexto em que a obra foi realizada; Em seguida, ela sugere análise a partir das funções da imagem, dos elementos relacionados à expectativa na recepção da imagem, da retórica da mensagem (ler além da imagem) e finalmente a partir da análise das relações entre a memória e as imagens que ela cria.
A autora defende que ainda não há um consenso em relação à análise das imagens e entende que seja necessário que sejam empregadas todas as técnicas, uma vez que "a articulação de todos os elementos auxiliariam a ter uma compreensão melhor da imagem" (CROKIDAKIS CASTRO, 2009, p. 674), vendo na interdisciplinaridade, a chave para que haja, de certa forma, precisão na análise das imagens.
Referências Bibliográficas
Crokidakis Castro, Elis. Imagens Contemporâneas: Abordagens acerca da análise da imagem. Anais do XIII CNLF, p. 670 - 675. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2009. Disponível em <http://www.filologia.org.br/xiiicnlf/XIII_CNLF_04/imagens_contemporaneas_abordagens_acerca_analise_elis.pdf> Acesso em 01/09/2015
Plataforma Lattes: Elis Crokidakis Castro. Disponível em <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776463P5> Acesso em 01/09/2015.
Universia Brasil. 10º Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 10 de Agosto de 2006. Disponível em < http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2006/08/10/435667/0-congresso-nacional-lingistica-e-filologia.html> Acesso em 01/09/2015
Comentários
Postar um comentário