Mapa de Interações online e offline para eventos

Elaborado por César Ferreira – cesar@juuclanton.com

Estudo realizado ano passado para criação de uma estratégia de evento online multiplataforma. É interessante ressaltar que todas as interações sejam “ancoradas” em uma página de web, distribuidora de todo esse conteúdo. Disponibilizo o estudo como contribuição para quem esteja interessado em desenvolver eventos online de grande abrangência, favorecendo a utilização de diversas plataformas e ferramentas e maximizando a experiência de contato à distância. 

Aqui você vai ver o nome da interação, onde ela acontece e o que pode ser desenvolvido a partir dela. 

Última atualização em 23/02/21. Tags: Evento Online, Interações online, Comunicação, Tecnologia.

 Interações online

NOME DA INTERAÇÃO

PLATAFORMA

METODOLOGIA

 

LIVE

PALESTRA

WEBNÁRIO

 

PERFORMANCE

 

LEITURA DE TEXTOS

INSTAGRAM

Síntese: Alguém falando diretamente para seu público sobre um tema definido. Não é necessária edição.

 

·         Proponente + Convidado

ü  agrega o público de ambas as contas

ü  Permite a associação do proponente com falantes diversos

ü  Permite a participação por meio do chat

ü  Pode acontecer em horários diversos, definidos pelo convidado.

 

·         Os comentários do chat devem ser monitorados e considerados;

·         O chat também pode ser entre os espectadores, mas os falantes são a fonte de informação principal;

·         Um Host que representa o proponente também deve participar da conversa caso seja uma empresa ou organização.

 

·         Proponente INDIVIDUALMENTE

ü  Público do convidado

ü  Permite a participação por meio do chat

ü  Pode acontecer em horários diversos, definidos pelo convidado.

ü  Permite compartilhamento do cotidiano, de processos artísticos

ü  Permite as performances online (despretensão de público)

ü  Permite que sejam feitas leituras de textos.

 

ü  Precisa conectar sua fala ao evento principal

 

YOUTUBE

 

Síntese: Alguém ou grupo falando para público diverso. Não é necessária edição

 

·         Youtube próprio

ü  agrega o público do canal

ü  Permite visualização após finalizada

ü  Permite agregação em outras páginas da web

ü  O chat não é mais tão importante

 

·         Dentro de Youtube do Convidado

ü  agrega o público do convidado

ü  Permite que outras pessoas conheçam o evento

ü  Leva a marca da organização para fora dos canais oficiais

ü  Permite a associação da organização com falantes diversos

 

>> É essencial pensar no ambiente onde será feita a live, onde há silencio e luz suficiente.

 

CHAT

WHATSAPP

Síntese: grupo de interações que demandam participação direta. De todos para todos.

ü  Muita gente utiliza o Whatsapp;

ü  Forma de engajar pessoas que não gostam de aparecer em vídeo.

ü  pode haver compartilhamento de arquivos multimídia

ü  os participantes podem contribuir igualmente. Não há hierarquia

ü  Participantes podem interagir sem a presença de um mediador

ü  Permite networking de forma simples

ü  Permite a criação de uma roda de conversa por texto. (Ver RODA DE CONVERSA)

 

ü  Para promover a interação é necessário um compartilhamento pessoal e em seguida uma pergunta definida.

 

ü  Pode ser plataforma para cursos online baseados em desafios diários a serem cumpridos, além de permitir o compartilhamento das produções individuais.

ü  pode ser um chat-efêmero: os participantes saem quando terminam de falar. Para essa dinâmica, é importante que o chat só esteja disponível em determinado tempo, ou até que alguém esteja conversando. Um mediador é necessário no começo para lembrar as regras.

 

OFICINA

WORKSHOP

ZOOM

GOOGLE MEET

JITSI

 

TELEGRAM

Síntese: Sala de Aula virtual, com participantes presenciais. Preza-se a aquisição de novas habilidades ou conhecimentos práticos sobre determinado tema.

 

Não é uma palestra; Visa-se a prática; Aprende-se com o outro.

 

ü  A depender do tema da oficina, pode ser necessário que os participantes sejam avisados de necessidades de materiais específicos previamente.

 

ü  Engaja os participantes como presentes na discussão

ü  Todos têm direito e ferramentas para falar (voz ou texto), mas podem estar presentes apenas para escutar.

ü  Não é uma Live: Compartilhamento e participação são essenciais.

ü  O chat é tão importante quanto os vídeos

ü  Engajamento promovido por perguntas previamente elaboradas

ü  Tendência para a pontualidade

ü  Todos são importantes e devem ser monitorados pelo facilitador

 

ü  O chat privado é possível.

ü  É possível quebrar uma sala em salas menores visitáveis pelo facilitador (zoom)

ü  Necessidade de preparação de dinâmicas de conhecimento e quebra-gelo baseadas em conversas.

ü  Possibilidade de gravar a conversa de disponibilizá-la.

 

ü  Necessidade de uma página externa para disponibilização de materiais para o curso (classroom, página de blog ou grupo de whatsapp)

 

 

LIVE MUSICAL

YOUTUBE

TWICH

 

Síntese: Músico ou grupo musical apresenta suas composições.

 

ü  É uma forma de agregar o público do artista no evento

ü  É necessária uma estrutura de equipamentos para tornar possível múltiplos instrumentos

ü  pode ser voz e violão, ou outro sistema ao vivo mais simples

ü  o chat é irrelevante a depender da quantidade de pessoas assistindo simultaneamente.

ü  é possível ficar disponível posteriormente

RODA DE CONVERSA

 

 

 

ZOOM

JITSI

GOOGLE MEET

WHATSAPP

Síntese: um condutor conduz um grupo em uma conversa

 

ü  É uma forma de agregar participação de pessoas dispostas a ouvir e participar por vídeo

ü  é necessária preparação das discussões previamente

ü  o compartilhamento deve ser estimulado

 

MESA REDONDA

ZOOM

JITSI

GOOGLE MEET

Síntese: vários especialistas dividem o tempo de fala conduzidos por um anfitrião.

 

ü  É uma maneira de discutir um tema sob óticas diversas

ü  permite que sejam agregados vários públicos

ü  As perguntas que surgirem dos espectadores devem ser consideradas

ü  é possível abordar temas atuais sob várias perspectivas.

 

ESTREIA DE FILME

YOUTUBE

ZOOM

Síntese: realizador exibe e comenta o filme.

ü  pode se tornar uma roda de conversa sobre o tema trazido

 

CONVERSA PÚBLICA

Spatial.chat

Síntese: Conversa em praça pública.

 

ü  plataforma permite conversas livres, como em praça pública, por vídeo e áudio.

ü  sem necessidade de instalação de app externo – próprio navegador.

ü  é possível compartilhar vídeos, imagens e a tela do computador publicamente;

 

 

 

CANAL

 

TELEGRAM

 

Síntese: Repositório de informações.

ü  grupo fechado ou aberto

ü  postagem de materiais para muitas pessoas

ü  conteúdo disponível para quem chega depois.

 

 

 

 

Interações OFFLINE

Interação

Plataforma

Metodologia

POSTAGEM

EM REDES SOCIAIS

INSTAGRAM/FACEBOOK

Síntese: Postagem de Foto e/ou video e/ou texto

 

1-      para o público que já acompanha as páginas.

 

·         INSTAGRAM e FACEBOOK

ü  Para o público atual da organização.

ü  O perfil ganha características de mural.

ü  As postagens podem ter um tema agregador

 

ü  Pode servir de plataforma de anúncios para outras páginas

ü  pode ser uma plataforma de conteúdo para ser consumido (Mural)

> Artes de outras pessoas repostadas

> Artes postadas exclusivamente para o evento

> Textos de convidados

> Textos da organização

ü  Pode se tornar fonte de conteúdo.

ü  Necessária criação e escolha de estratégia: Mural ou Fonte? Mural E Fonte?

 

2-      para os possíveis públicos:

 

ü  DIFICULDADE DE CRIAÇÃO DE PÚBLICO.

ü  Promoções e sorteios podem ajudar a levantar seguidores

ü  Objetividade e informação para quem é novo.

 

 

THREAD

TWITTER

Síntese: Um usuário da plataforma cria uma série de tweets com informações sobre um tema específico.

 

ü  É muito popular entre os jovens

ü  o poder de síntese do twitter pode ajudar a trabalhar temas sensíveis de forma objetiva

ü  é possível usar fotos e vídeos para ilustrar uma Thread

ü  usuários podem compartilhar com seus seguidores

ü  possibilidade de viralizar

ü  Threads com instruções ou passo-a-passo são muito famosas

ü  Threads de especialistas em determinado tema são muito informativas e tendem a engajar os leitores

ü  Hashtags (#) podem ajudar a espalhar o conteúdo

 

 

VIDEO

YOUTUBE

INSTAGRAM IGTV

FACEBOOK

TWITTER

 

Síntese: Um vídeo produzido e editado e pronto é transmitido e disponibilizado para visualização por demanda.

 

ü  Permite a saída do ambiente doméstico

ü  exige preparação e pós-produção

ü  Pode ter qualquer tema

 

SERIE DE FOTOS

PAGINAS DA INTERNET (Google)

SWAY

INSTAGRAM

Síntese: artistas criam série de fotos para serem visualizadas sob demanda.

PODCAST

SOUNDCLOUD

GOOGLE PODCAST

WHATSAPP

Síntese: artista cria um áudio para ser compartilhado e ouvido sob demanda. pode ser musical. Compara-se ao rádio.

 

Comentários